top of page
Buscar
  • Foto do escritorjliserhard

Palestra: Desenvolvendo a consciência Inclusiva

Atualizado: 4 de mai. de 2022

Palestra motivacional, que foi montada pelo autor, resultante da participação da Empresa Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) no projeto "Criação de Um Ecossistema de Inovação, Acessibilidade e Inclusão" fomentado pelo grupo Inova Tchê. O projeto foi resultado da parceria inter-institucional para a promoção da acessibilidade no Centro Administrativo Federal de Porto Alegre (CAF), sob a coordenação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. A partir de então foi apresentado nacionalmente para os Empregados da Empresa SERPRO na tentativa de estimular em cada funcionário seu processo de envolvimento, principalmente quando em situações adversas, provocando o despertar da simpatia e Empatia, ligada ao tripé conhecimento-sensibilidade-ação, provocando atitudes associadas ao desenvolvimento da inteligência emocional. Abaixo úm relato sintético que compõe parte da apresentação



Quarteirão do Centro Administrativo Federal (CAF) em Porto Alegre, onde foi desenvolvido o projeto, simulando personagens Portadores com Deficiência (PCDs).

Analisado com personagens com diversos tipos de restrições analisando as dificuldades físicas, emocionais, comportamentais dentre outras, tanto no exterior quanto no interior dos órgãos públicos.



Abordagem em relação a evolução pessoal e profissional individual (Prâmide de Maslow). Modelo universal muito utilizado na área de psicologia, retratando as fases para atingir suas satisfações de forma hierarquica.



A roda da vida, específica para cada indivíduo que se transforma ao longo do tempo, onde as prioridades vão aparecendo com o passar do tempo. Assim entende-se porque pessoas de diferentes faixas etárias tem diferentes preferências e prioridades. essas fases evolutivas estão acontecendo com você a cada momento.



Qual reação perante situações de restrições? Como será a tomadas de decições (PCDs) sem contar com apoio de alguém? Estamos agindo como facilitadores à acessibilidade ? e os órgãos públicos estão agindo?




Façam sua experimentação, pelo menos em 1 dia de vida. ensaie sua própria restrição (bengala, cadeirante, venda nos olhos).



Sintam e analisem a colaboração em seu entorno. Com certeza sua Empatia se tornará mais aguçada.


Com seu conhecimento e sensibilidade, espera-se por sua ação. Mas para tanto espera-se por sua atitude. Afinal A vida é feita de atitudes.




Então você montará sua própria árvore de percepções estabelecento e aguçando suas prioridades.

42 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page